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Menor otimismo do catarinense impacta no crescimento do comércio
Publicado em 27 Agosto de 2013
Menor otimismo do catarinense impacta no crescimento do comércio

O otimismo dos catarinenses com relação ao seu emprego, renda e perspectivas de consumo sofreu uma queda no mês de agosto, conforme apontou a Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias da Fecomércio SC. Mesmo com os índices se mantendo acima dos 100 pontos (o limite entre o otimismo/pessimismo, numa escala até 200), os indicadores de confiança caíram em relação ao mês de julho (com exceção do emprego) e também na comparação com o mesmo período do ano anterior.

A confiança em relação ao emprego atual aumentou 1,5% em comparação com o mês de julho e caiu 0,8% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Já as expectativas com relação à renda atual apresentaram baixa de 1,2% na variação mensal e alta de 7,7% na variação anual. Em agosto, na comparação mensal, houve queda de 5,5% na forma como os catarinenses avaliam sua perspectiva profissional. Na comparação com agosto do ano passado, por sua vez, o índice apresentou queda de 3,9%.

O acesso ao crédito, em termos mensais, apresentou queda de 5,3%. A variação anual também foi de queda: 8,8%. A perspectiva de consumo das famílias catarinenses exibiu queda. O indicador teve como pontuação o valor de 123,9 pontos, queda de 2,9% na comparação mensal e de 8,4% na comparação anual.

Apesar da queda mensal e anual, o ICF continua em patamar acima dos 100 pontos. Isso mostra que a deterioração da situação econômica, expressa pela inflação elevada, estagnação dos ganhos reais de renda, menor saldo de criação de empregos e maior taxa de juros, ainda não causou um forte abalo na confiança dos consumidores do Estado.

Mas esse cenário não deixou de ter impacto sobre o comércio, que cresce menos do que no mesmo período do ano passado. Segundo dados do IBGE, enquanto que em junho de 2012 o crescimento anual das vendas em Santa Catarina era de 8,69%, em junho deste ano o crescimento foi de apenas 2,94% (junho é o último dado disponível da série). Ou seja, o comércio continua crescendo, mas muito menos do que em outros períodos.

Fonte: Fecomércio





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