É o que mostram as Pesquisas Nacionais de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC-Nacional) e de Intenção de Consumo das Famílias (ICF-Nacional) relativas a janeiro, divulgadas pela Fecomércio.
A situação do emprego atual que, pelo índice apresentado, situa-se 10 pontos acima do verificado há um ano. Trata-se do maior índice alcançado nos últimos 13 meses. Dos entrevistados, 58% disseram estar mais seguros com relação ao emprego do que estavam ano passado no mesmo período.
No que tange à renda familiar nos últimos 13 meses, houve uma evolução de cerca de 5 pontos. Contudo, houve uma queda de 20 pontos comparando-se os meses de janeiro de 2011 e 2010, no que se refere à perspectiva profissional.
Com relação à Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, o que mais se destaca nessa última, é que 86% das famílias estavam endividadas. É o maior percentual de endividamento dos últimos 13 meses e supera amplamente o maior índice anterior, ocorrido no mês de maio de 2010: 74%. Além disso, 23% das famílias estavam com dívidas em atraso e 8% declararam que não teriam condições de pagar seus compromissos.
Segundo o consultor econômico da Fecomércio, Paulo de Tarso Guilhon, essa era uma situação anunciada e perfeitamente, previsível. "Com a melhora da economia, a migração social para a classe "c" de mais de 23 milhões de brasileiros nos últimos 8 anos, com aumento da renda pessoal, com a injeção do 13º salário na economia, a facilidade de crédito, os sinais visíveis de aquecimento da economia e o clima psicológico de euforia com as festas natalinas, é natural que o consumo aumente. Naturalmente, expande-se a probabilidade de endividamento e de inadimplência, conforme revelou a pesquisa", explica o economista.
Sobre as pesquisas:
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias tem como objetivo produzir um indicador inédito com capacidade de medir, com a maior precisão possível, a percepção que as famílias têm sobre seu nível futuro de propensão a consumir em curto e médio prazo. Em outras palavras, um indicador qualitativo e antecedente de vendas do comércio, a partir do ponto de vista das famílias tornando-o uma ferramenta poderosa para o varejo, fabricantes, consultorias, instituições financeiras e até mesmo, para o planejamento público. Trata-se de indicador que pode ser utilizado pelo setor privado no seu planejamento de estoques, política de pessoal, investimentos e gestão de caixa.Para o setor público, um indicador auxiliar ao se estimar receitas do setor.
De igual importância é a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor que gera informações sobre a o grau de comprometimento financeiro do consumidor.