06/11/2012 : FECOMÉRCIO
Fecomércio SC conquista parceria com Câmara de Comércio chinesa
Um protocolo de intenções que amplia as possibilidades de negócios bilaterais entre empresários chineses e catarinenses foi assinado entre a Fecomércio SC e a Câmara de Comércio da China nesta terça-feira (6), em Pequim.
O grupo de empresários de Santa Catarina se encontrou com cinco membros da direção da câmara em Pequim, onde a Missão Empresarial Fecomércio à China cumpre sua agenda de rodadas de negócios até esta quinta-feira. Na reunião, os catarinenses propuseram um acordo, que foi aceito pela diretora geral da Câmara de Comércio chinesa, Shi Shen.
Ela frisou a necessidade de que seja bilateral, ou seja, de que a Fecomércio abra as portas do mercado catarinense aos chineses enquanto que a Câmara chinesa garante o mesmo aos empresários catarinenses.
O protocolo reforça os efeitos do acordo firmado ontem (5) com o banco HSBC, durante visita da comitiva a Hong Kong, e que está garantindo os negócios entre empresários catarinenses e chineses.
Diferente do Brasil e de outros países, na China a câmara é um órgão vinculado ao governo e, portanto, ainda mais determinante na gestão da economia do Gigante Asiático.
Missão acompanha sucessão presidencial
A assinatura do protocolo acontece em um momento histórico interessante: a Missão da Fecomércio SC está em Pequim, capital da China, às vésperas da sucessão do presidente chinês pelo Partido Comunista.
Segundo o jornalista que acompanha a Missão, Fernando Bond, a Praça da Paz Celestial está toda enfeitada e cheia de turistas. Há um clima de festa, expectativa e muita segurança na cidade.
"É emocionante estar em Pequim às vésperas da escolha do novo presidente da China, segunda potência mundial e cuja sucessão disputa o noticiário internacional com as eleições americanas, a primeira potência".